26 de mai. de 2012

O que é "RPG"??

Se assim como eu,você também já teve essa dúvida,aqui estou eu,para explicar um pouquinho deste mundo,
Pois é né,não é todo mundo que sabe,ou conhece,por mais incrível que pareça.
jogo de rpg de mesa horiental


Bem,Rpg,que em inglês significa Role-playing game,ou seja jogo de interpretação de personagens,é um jogo onde os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente.
Diferente do teatro,os jogadores,não seguem roteiros,apenas regras pelas quais serão conduzidas o jogo.
O primeiro tipo é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador", do Inglês "Player". Esse jogador é quem cria um personagem fictício, seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns Jogos de Interpretação, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum.)
O segundo tipo de jogador é o narradormestre ou GM (Game Master). Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura.


Cada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma "campanha". Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras preestabelecidas, que o narrador/mestre determinou, e viverá nele as suas aventuras. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de "experiência" (XPs), que representam o seu aprendizado. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando-lhe mais vantagens e habilidades. É por esse motivo que os mesmos personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressão do personagem é evidente, diferente de várias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero.
Os acontecimentos vão sendo narrados, os jogadores seguem imaginando tudo o que acontece. E quando um personagem precisa tomar uma atitude…? O jogador em questão diz ao narrador o que pretende fazer, é analisado se esta atitude é viável – baseado na ficha do personagem – e em seguida, são jogados dados. Dependendo do valor obtido, o ato é realizado com sucesso ou não.


Os dados são peças fundamentais em um RPG, e eles não se limitam nos dados de 6 lados tradicionais. Existe uma variedade, alguns mais raros e usados apenas por determinados sistemas, e podem ser chamados pela letra “D” seguida pela quantidade de lados. Assim, teremos para o dado de 8 lados, o nome D8 assim como para o dado de 12 lados, o nome D12.


Para não limitar a quantidade de personagens ao número de jogadores, é comum haver muitos personagens controlados pelo narrador. São conhecidos como NPC – sigla de Non-Player Character. Eles servem para enriquecer a história, dando informações úteis aos personagens ou para atrapalhar a vida deles, servindo de adversários.


Existem também ;
Live Actions,com mais interpretação e menos regras;
Os Rpg's eletrônicos,sem interpretação,e tumultuado de regras;
RTS, sigla para Real Time Strategy, é um rpg ,com adição de estratégias;
E lógico,o meu favorito,o Rpg online,mais coonhecido ,como MMORPG(sigla de Massive Multiplayer Online Role Playing Game),onde jogadores de todos os lugares do mundo,coexistam no mesmo mundo.


Bom ,espero ter ajudado um pouco ,qualquer dúvida,é só deixar um recadinho,
vou ficando por aqui!!
bjkz!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário